Câmara de vereadores de Fonte Boa aprova Projeto de Lei que torna a Festa do Pirarucu Manejado, Evento Cultural do município.
O Projeto de Lei n° 001/2023, é de autoria do vereador Raimundo Nonato da Silva Oliveira (Matozão) Cidadania.
O vereador Raimundo Nonato disse que o objetivo do projeto é promover a valorização da cultura local, o desenvolvimento sustentável da pesca do pirarucu e o fortalecimento do turismo na região "A Festa do Pirarucu Manejado tem como propósito valorizar a cultura local, fortalecer a atividade pesqueira sustentável e impulsionar o turismo na região de Fonte Boa. Além disso, busca conscientizar a população sobre a importância da preservação do pirarucu e do ecossistema aquático, incentivando a prática de manejo adequado. A festa se tornará um evento cultural tradicional, promovendo a geração de renda, o intercâmbio cultural e a divulgação da cidade, contribuindo para o desenvolvimento socioeconômico do município" Afirmou.
Matozão esclarece que o projeto tem como objetivo atrair as pessoas de fora do estado para conhecer a cultura local, e a riqueza do pescado, “Chamar a atenção das pessoas de fora, para valorizar o peixe manejado, trabalhando a exportação para o mundo, com viés turístico e de promoção do produto gerando mais renda para o município e a população em geral” Disse.
Aprovaram o projeto os vereadores que estiveram presentes na sessão desta terça-feira, dia 06 de junho de 2023: Sebastião Filho, Aurinha, Caio Andrade, Chancerlei, Neiverlice, Coro e Theco.
A pesca do pirarucu tem a duração de três meses, começa no dia 1 de setembro e termina no dia 30 de novembro. A liberação é feita pelo sistema de contagem, uma adaptação do conhecimento das populações tradicionais com a ciência.
Em 2021, o valor total de faturamento para as 217 famílias de 11 comunidades da RDS Mamirauá foi de mais de R$420 mil.
Feira de Ciências e Tecnologia
O Projeto de Lei de autoria do vereador Matozão que foi aprovado pelos membros da câmara, institui a Feira de Ciências e Tecnologia, evento anual que tem como objetivo promover a divulgação e o estimulo a pesquisa cientifica, e o desenvolvimento tecnológico entre estudantes, professores, e a comunidade em geral.
Para matozão o projeto visa resgatar, a participação dos estudantes, professores e sociedade, “Isso fara que nossos jovens estudantes despertem o interesse em estudar a área da ciência e da tecnologia, recebendo premiações pelas apresentações naquela época” Disse.
Os vereadores presentes, apoiaram o projeto em favor dos estudantes e jovens.
Comentários (0)
Comentários do Facebook